Imprimir esta p�ginaImprimir esta p�ginaIr para a Home

Associação David Frischman de Cultura e Recreação

 

 

Microsoft VBScript runtime error '800a01a8'

Object required: '[undefined]'

E:\HOME\ADAF1\WEB\SITE\HTML\../../includes/Rodape.asp, line 13



ADAF Sede Niterói Histórico Membros Vigentes

Contato:

ADAF - Associação David Frischman de Cultura e Recreação

Rua Lemos Cunha, 355 - Icaraí
Niterói - RJ. CEP: 24230-131
CNPJ: 29.036.290/0001-05
Telefone: +55 (021) 2612-3965

Histórico


Pelas pesquisas feitas nos documentos que foram encontrados nos guardados particulares de sócios da ADAF, livros de atas e pesquisas feitas por Andréa Telo da Corte na sua tese de Doutorado conseguimos chegar a este histórico. Visto que, por problemas de várias mudanças de sede, e por perseguições políticas, os arquivos originais foram perdidos no decorrer das Ditaduras que se mantiveram no Brasil.

O nome de Biblioteca Popular Israelita David Frischman perdeu na Ditadura de Vargas o adjetivo Popular Israelita e na Ditadura de 1964 a palavra Biblioteca passou a ser subversiva, daí a mudança para a Associação.



1ª DIRETORIA - BIBLIOTECA POPULAR ISRAELITA DAVID FRISCHMAN

Tudo começou em 1917, quando a comunidade judaica estava com suas vidas organizadas. Estes fatos aconteceram em 1917. Niterói naquela época já tinha um considerável número de moradores judeus, que se estabilizaram e não apresentavam idéias de se afastar da cidade. Começaram a se reunir e surgiu a idéia de primeiro inaugurar uma Sinagoga. Tempos depois verificaram a necessidade de criarem uma biblioteca...

Fonte - Roth Cecil - enciclopédia Judaica. Ed. Tradição S/A, Koogan & Ross Ed. RJ. S/d
28 de outubro de 1922 com um atraso de 4 anos , foi fundada a Biblioteca Popular Israelita David Frischman com as seguintes pessoas:
Felipe Rooner, Mauricio Biberman, Miguel Gandelman, Henrique Pochaczwski, José Shor, Arão Filer, José Goldglub, Samuel Calsen, Felipe Beer e José Goldgaber.

O nome escolhido foi em homenagem ao citado escritor de língua idishe e hebraico, que faleceu naquele ano.
Após a inauguração da Biblioteca, houve um grande período de recesso, para a colônia judaica, foram anos sofridos com o crescimento do Nazi-fascismo, integralismo, reações anti-semitas e a II Guerra Mundial.
A Biblioteca passou a ser guardada por um dos ativistas José Goldgaber, que levava os livros em domicílio, e manteve o círculo de leitura permanente durante os anos negros. As reuniões aconteciam na casa do ativista Golnadel na rua Barão de Amazonas, até que logo após guerra, em 1945 alugaram uma sede num sobrado na rua Visconde de Itaboraí.



1ª DIRETORIA DA BIBLIOTECA DAVID FRISCHMAN

Em 1950 foi comprada a sede própria, na rua Visconde Uruguai, estava então na presidência Isac Yarlisht sendo que as eleições foram em 24 de novembro de 1951 e a diretoria era uma espécie de colegiado, assim composta:
Isac Yarlisht, Max Nayberger, Carlos Vasburd, Pedro Welmowicky, José Goldgaber, Henrique Goldnadel, Henrique Schwartzman, Chie Goldstein, Henka Chachamovitz, Salomão Mocny, Marcos Gueller, Ruben Wasserstein, Laser Cudichevitz, Leib Weller, Méier Lipster, Elias Kligerman, Moisés Kawa entre outros...
Eram todos fundadores e participavam ainda vários outros ativistas, sem contar que existia ainda uma diretoria dos jovens.

Extraído do livro de documentos de Moisés Kawa, escrito em idshe, traduzido por Sara Rabinovici, livro este, doado pela família Kawa para o acervo da ADAF.



1ª DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DAVID FRISCHMAN DE CULTURA E RECREAÇÃO

      

Em 1967, a biblioteca passou para a sua sede em Icaraí, devido a prosperidade de seus sócios e a mudança dos mesmos para a Zona Sul, foi construída esta sede que hoje ocupamos, e a sua diretoria foi composta pelos seguintes membros:
Presidente - Pejsach Welmowicki (Pedro)
Vice-Presidente - Symcha Binem Wrobel (Samuel)
1º Secretário - Moyses Pinchas Szmaragd
2º Secretário - David Cudischevitch
1º Tesoureiro - Alberto Graber
2º Tesoureiro - Adolpho Mocny



RELAÇÃO DOS SÓCIOS FUNDADORES

Samuel Velmovitsky,
Bernardo Goldstein,
Saul Vorenten,
Moisés Groisman,
Mozzek kawa,
Isaac Gielkop,
Gunther Kaufman,
Jonkiel Wrobel,
Szymon Graber,
José Goldgaber,
Paulo Velmovitsky,
Prjsach Welmowicki,
Adolpho Mocny,
Moyses Binem Wrobel,
Alberto Garaber,
David Cudichevitz,
Abram Binem Szamagd,
José Schor,
José Szmeltz,
Sucher Mocny,
José Rubens,
Marcus Gueller,
Salomão Rubens,
Mario klinger,
Henrique Katz,
Abrahão Malbegier,
Mordechay Leib Szemberg,
Chuna Waisbund,
Ruben Wasserstein,
Moises Wrobel,
Icik Aronowics,
Simens Perecmanis,
Henrique Goldnabel,
Ghen Chachamovitz,
Nisyn Malberger,
Mojnz Claim Yarlicht,
Sazama Kramatz.



ATUAL DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DAVID FRISCHMAN DE CULTURA E RECREAÇÃO- Biênio 2007/2009

Os anos que se seguiram foram no início de muitas atividades, devido a evasão e falecimento de vários ativistas, nos anos 80 e 90 foram um período de depressão, a ADAF ficou na inércia por vários anos, abria as suas portas para a coletividade sem manter um arquivo de sócios, ninguém pagava nada e o clube sobreviveu graças ao aluguel da academia que ocupava parte do m�s atividades.
Aos domingos, os freqúentadores não tinham compromissos com a entidade, e só não foram fechadas as porta devida a persistência do Presidente Salomão Rubens, e um grupo de freqúentadores sócios proprietários: famílias Mocny, Graber, Gielkop, Mansur, Welmowitsky, Rabinovici, Kaplan,Goldflust e outros
No ano de 2000 por iniciativa do então Presidente Salomão Rubens, foi feita uma grande festa para tentar a recuperação dos antigos sócios e reativar a ADAF.
A partir deste evento houve uma revitalização, um grupo afastado retomou ao clube e foi feita uma eleição, o Coral foi reativado, e a Diretoria eleita em 2001 deu início a recuperação de sua história e legalização de seus livros fiscais, inscrição de novos sócios e retomou as atividades.

Diretoria atual
Presidente - Elizabeth Cristina Mocny Coutinho
Vice-Presidente - Rolande Paule Fichberg
Tesoureira - Sara Rabinovici
2ª Tesoureira - Waleska P.F. Machado
Secretária - Madeleine Mansur
2ª Secretária - Fortune Aronowicz
Diretora Patrimônio - Mauricette Rozen


Conselho Deliberativo:

Presidente do Conselho - Helena Waizbort
Vice-Presidente - Paulo Velmovitsky
Secretária - ítala Cremer
2º Secretário - André Fernando Fernandes Machado

Conselheiros:
Fortune Aronowicz
Mauricette Rozen
Rolande Paule Fichberg
Arnaldo Welmowicki
Waleska Prates de Figueiredo Machado
Edna Graber
Esther Malca Danowski
Etilia Velmovitsky